A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está a assinalar o Mês Contra a Violência Doméstica, em outubro, com uma iniciativa focada na independência financeira das sobreviventes: uma série de “Bazares com um Propósito”. O objetivo principal é dar visibilidade aos talentos empreendedores das participantes do programa, combatendo um dos maiores desafios enfrentados por quem busca sair de situações de abuso: a dependência financeira.
Segundo Dulce Ferreira, Diretora do Programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS, estes bazares são fundamentais para “ajudar a promover o empoderamento financeiro”, oferecendo uma oportunidade para que as participantes desenvolvam as suas competências empreendedoras através da venda de artesanato, joalharia, obras de arte e outros artigos únicos, garantindo-lhes rendimentos sustentáveis a longo prazo.
Calendário de Eventos e Grupos de Apoio
Os bazares terão diferentes datas e locais:
- Lowell: O primeiro bazar acontece a 26 de outubro, das 13h às 17h, no escritório da MAPS (490 Central Street).
- Cambridge: Durante os meses de novembro e dezembro, os bazares serão realizados a cada dois domingos, começando a 9 de novembro, das 11h às 15h, no escritório da organização (1046 Cambridge Street).
Além dos bazares, a MAPS organizou uma agenda de apoio e sensibilização:
- 17 de outubro: Grupo de apoio para mulheres cabo-verdianas, das 16h às 18h, no escritório de Dorchester (1 Stoughton Street).
- 24 de outubro: Grupo de apoio online para homens, “Entre Homens”, às 19h30, que incluirá a exibição de um filme e um debate posterior.
- 25 de outubro: Participação numa Feira de Recursos Comunitários na Excel Academy Charter Schools em East Boston (401 Bremen Street), das 12h às 15h, para divulgar o Programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual e outros serviços.
Apoio Confidencial e Homenagem às Vítimas
Ao longo de outubro, a MAPS manterá o seu apoio gratuito, confidencial e personalizado a vítimas de violência doméstica e abuso sexual, oferecendo desde intervenção em crise e planos de segurança até defesa médica e jurídica. A organização também participará em vigílias à luz de velas em homenagem às vítimas em Cambridge (8 de outubro, 17h30, Câmara Municipal) e Lowell (1 de outubro, 12h, Câmara Municipal), reforçando a sensibilização pública sobre o tema. A MAPS tem servido as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts desde 1970, com serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus seis escritórios.